Já vimos anteriormente: O que é o Cold Call e Os 5 principais erros cometidos no Cold Call, agora chegou a hora de ajudar você a implementar o Cold Call de forma assertiva no seu dia a dia.
Implementando o Cold Call
Se for bem implementada, a técnica do Cold Call pode trazer resultados muito bons para sua empresa. Colocá-la em prática exige estudo, planejamento, preparação e definição de estratégias, não é qualquer um que faz de forma assertiva.
Para realizar de forma correta, primeiro procure por listas de prospects estrategicamente, escolher bem quem receberá suas ligações é um dos fatores de sucesso. Se for possível ter um setor de pessoas que possam preparar essas listas é muito importante. Além disso, é necessário obter o máximo de informações desses prospects antes da ligação, para não parecer que você está ligando só por ligar.Como definir o PÚBLICO-ALVO para acelerar suas vendas.
Cuidados para implementação do Cold Call
Ao conversar com os leads, tenha um roteiro para ter uma ordem de conversa, para saber o que perguntar, mas não se prenda unicamente a ele, deixe a conversa fluir. Mantenha o tom de voz adequado, não se imponha para parecer melhor e não insista em perguntas para obter informações.
Além disso, prepare-se para as objeções que podem ser feitas pelo cliente, assim ficará mais fácil de preparar respostas e argumentos para contorna-las e continuar com sua ligação, as mais comuns são: não estou interessado, estou ocupado, não tenho dinheiro, já tenho um fornecedor, me ligue amanhã, entre outros.
Também é interessante adotar técnicas de vendas e ser bem treinado nelas. Para essas ligações faça uso das técnicas de Spin Selling: tipos de perguntas para entender as dores de seus clientes e mostrar o valor de sua solução; e GPCT: objetivos, planos, desafios e prazos; que costumam ser efetivas. O importante é saber utilizar essas técnicas de forma correta para obter os melhores resultados em suas ligações.