COMO FAZER UMA COM OBJETIVO DE REVERTER PÉSSIMOS RESULTADOS
DICA 1 – VÁ DIRETO AO ASSUNTO, NO MOMENTO CERTO.
Quando você se deparar com a necessidade de fazer uma reunião com objetivo de reverter um péssimo resultado, recomendo que você seja direto. No momento certo vá direto ao ponto que interessa, não faça rodeios. A equipe esta a sua frente e já sabe, pelos próprios resultados, que não há o que comemorar e não esperam que você faça isto.
Ir direto ao ponto não significa começar a reunião tendo o resultado ruim como primeiro tema.
Você deve estudar o por quê do resultado ruim. Muitos vão para a reunião para fazer chantagem emocional. Exemplo: “Esse foi o pior mês do ano.” “ Tínhamos tudo para ter virado o jogo e não fizemos isto.” – “Nossa equipe é campeã, já mostrou isto. Agora não dá para aceitar um resultado desses.” E bla…bla….bla…. este tipo de abordagem serve para irritar e mostrar que você esta emocionalmente abaladíssimo. Eles sabem que não era isto que você queria falar.
Na realidade você queria era dar uma chacoalhada geral, colocar a toda a ira e o descontentamento para fora. Saiba que isto não adianta. Se sermão resolvesse pais não teriam problemas com os filhos. Esqueça o sermão.
DICA 2 – ESTUDANDO OS MOTIVOS DO RESULTADO
Inicie a reunião fazendo uma comparação do mês ruim e os dois meses imediatamente anteriores. Vá aos detalhes. Exemplo:
- Mostre os resultados por quantidade de produtos – ou linha de produtos – vendidos em cada um dos três meses, da empresa toda e depois o de cada representante;
- Mostre a quantidade de vendas realizadas – número de orçamentos/pedidos – total da empresa e depois de cada região ou representante;
- Mostre a média dos descontos dados pela empresa em cada mês e depois a de cada representante;
- Coloque na tela a quantidade de vendas de cada representante em cada mês – não fale de valores – fale de quantidade de pedidos, de vendas. Pergunte o que ele acha que aconteceu.
- Não faça nenhum comentário, muito menos dessa forma: “Se você tivesse feito mais visitas teria mudado isto?” Ou “Você não folgou demais nesse mês por isto foi ruim?”
- Converse com eles, discuta os fatos que estão sendo apresentados. Evite as questões subjetivas. Lembre-se que péssimo resultado é um fato, deve ser tratado racionalmente e não emocionalmente.
DICA 3 – ASSUMINDO OS ERROS
As pessoas que trabalham como representante erram, mas também erram aqueles que trabalham na administração, logística, marketing e no gerenciamento da equipe de vendas. Então, no estudo que você fez sobre o que ocasionou o péssimo resultado, deve ter encontrado erros de vocês que administram. Assuma e mostre para a equipe onde vocês erraram, coloque no slide e apresente. Diga o que faltou fazer, o que foi feito errado, as falhas de acompanhamento e até erro de ter superdimensionado a meta. etc.
Ao assumir erros você e a empresa mostram maturidade, portanto podem exigir da equipe a mesma postura.
Quando você estava com a postura de mostrar os erros da empresa, cada um também estava sintonizado na mesma situação. Depois disso todos estão conscientes que podem fazer mais do que foi feito.
Agora é hora da dica 4.
DICA 4 – VIRANDO O JOGO
Forme grupos de no máximo cinco pessoas, mesmo que a quantidade de grupos seja grande. O que importa é o trabalho que cada grupo de cinco pessoas irão fazer. Separe os grupos de acordo com as funções; Vendas, administração, logística e assim por diante. Não misture os grupos, será mais produtivo que sejam divididos por área.
Dê a cada grupo três folhas grandes, preferencialmente, as usadas em flip chart.
Peça para que cada grupo responda cada uma das três perguntas, abaixo, em uma folha.
1ª Pergunta: O QUE ESTAMOS FAZENDO E DEVEMOS IMEDIATAMENTE PARAR DE FAZER?
2ª Pergunta: O QUE NÃO ESTAMOS FAZENDO E DEVEMOS COMEÇAR IMEDIATAMENTE A FAZER?
3ª Pergunta: O QUE ESTAMOS FAZENDO E DEVEMOS CONTINUAR FAZENDO MAIS?
Dê a cada grupo cinco minutos para apresentar seu trabalho.
Após este trabalho, apresente as ações que a empresa irá fazer, as promoções, campanhas, etc. Use todo o arsenal disponível para ajudar a reverter o péssimo resultado.
Pegue todas as folhas e peça para alguém digitar, depure respostas semelhantes, e elabore um bom conteúdo de email e envie o resultado a todos.
Lembre-se: Se o resultado for revertido, não esqueça de enviar um email assinado pelo dono ou diretor reconhecendo o trabalho realizado. A maioria das empresas nunca faz isto. Comece você a reconhecer um trabalho bem feito, quem sabe cada vez menos terá que fazer reuniões deste tipo. Na sua carreira sempre terá que fazer este tipo de reunião. Vai se acostumando.
– Paulo Ferreira
CEO Instituto Supra