Qual a importância de enviar e-mails para prospecção b2b?
O e-mail ainda é muito usado nos dias de hoje, aproximadamente metade da população mundial o usa. Apesar de ser um meio muito bom de se conectar com seus clientes, há muita concorrência. Estima-se que em 2023 o consumo de e-mails enviados e recebidos irão ultrapassar 347 bilhões.
Porém, muitos deles apenas serão deletados sem serem ao menos abertos, ou movidos para o spam. A forma para fazer com que eles sejam lidos, ou ao menos abertos, é simples: follow up.
Follow up, como já visto aqui no blog, é fazer o acompanhamento, dar continuidade a algo que já foi realizado por e-mails ou ligações, para obter uma ação, ou seja, um acompanhamento de conexão com seu lead.
O que se espera de um cliente quando enviamos um e-mail?
E- mails são enviados como uma forma de prospecção B2B. Pretende-se, com isso, que esse possível cliente contate você, ou alguém da sua empresa, de alguma forma, para quem sabe, se tornar cliente futuramente. Normalmente é preciso enviar mais de um e-mail para que essa ação ocorra.
Enviar uma cadência de e-mails é um exemplo de ação de follow up. Os e-mails enviados em sequência seguem um processo para chegar ao objetivo. Ao enviar um e-mail e não obter resposta, pode-se enviar outro depois de certo tempo, para continuar tentando contato com o potencial cliente. Isso é um esforço contínuo e que exige tempo.
Envie e-mails com diferença de 2 a 3 dias entre um e outro, para fazer seu cliente notar sua empresa, mas sem ser invasivo ou incômodo, e após um mês de contato, faça uma pausa. Envie os e-mails em dias úteis para aumentar suas chances de resposta.
O último e-mail do fluxo de cadência é envio quando não houveram interações com os e-mails anteriores. É importante saber quando parar de enviar, se ele não interagiu é porque não há um interesse. Curiosamente, por ser o último, pode aumentar a taxa de reposta. Nesse último contato, seja educado e respeitoso, para encerrar a relação de forma sutil e leve.
E lembre-se clientes B2B costumam comprar a partir de referências. Tendemos a confiar mais em produtos que nos foram recomendados, por isso é se extrema importância ser ativo, sempre fazer o fluxo acontecer. Com isso novos clientes sempre serão apresentados aos seus produtos.