Todos nós sabemos que a quantidade de novos produtos, novas empresas e novos segmentos foram tantas nos últimos anos que não é possível determinar exatamente a dimensão das oportunidades para se trabalhar com vendas.

Como aqui só é  possível, neste momento um artigo, vou relacionar apenas cinco segmentos que juntos empregam mais de 50.000 profissionais de vendas externas.

CRÉDITO CONSIGNADO: É uma modalidade de vendas destinada a atender empresas que possuam acima de cinquenta funcionários. Esta modalidade é operada, geralmente, por financeiras e bancos. Tem por objetivo oferecer crédito pessoal para os funcionários das empresas com juros subsidiados devido à liquidez ser garantida pelo desconto em folha de pagamento. Atualmente este mercado possui cerca de 6000 profissionais.

PREVIDÊNCIA PRIVADA: Embora seja um segmento antigo, somente a partir de 1990 com a regulamentação desta modalidade de investimento e com a constatação da falência da previdência social é que se intensificou sua operação. Este segmento tem por objetivo oferecer uma modalidade de investimento para complementação de aposentadoria de pessoas físicas que ganham acima de R$ 2.500,00, porque este é o teto máximo que o INSS garante de aposentadoria. Muitas empresas também oferecem este tipo de investimento para seus executivos, como forma de bônus anual, pois o valor é deduzido das despesas operacional. Estima-se que existem no Brasil 30.000 profissionais que se dedicam à venda de planos de previdência privada. Uma das maiores neste ramo no Brasil possui 9.000 profissionais.

HOTELEIRO: Todos conhecem hotéis. O que muito pouca gente sabe é que este segmento mudou radicalmente. Deixou de ser comprado e passou a ser vendido. Até 1990 raramente um hotel possuía uma pessoa dedicada a visitar empresas com o objetivo de oferecer seus serviços de hospedagem e eventos. O segmento hoteleiro cresceu tanto em número de hotéis que hoje faltam hospedes para todos. A oferta ficou muito maior que a demanda. Resultado? Todos os hotéis que decidiram não ficar para trás foram obrigados a lançar mão de uma forte equipe de vendas.

Nasceu então os Executivos de Contas, nome como são identificados os vendedores dos serviços hoteleiros. Estimo que este segmento possui mais de 10000 profissionais trabalhando neste segmento. Uma rede com 25 hotéis que conheço possui 170 pessoas que trabalham como Executivos de Vendas e de Reservas. Outro que também atendo possui 9 hotéis e possui 23 Executivos de Contas e 6 no departamento de reservas.

FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS: Até 1995 ninguém imaginava que existiriam vendedores para este segmento. Você já percebeu a quantidade de financeiras que surgiram nos centros mais movimentados das cidades? Então, a mesma financeira que faz crédito pessoal também faz financiamento de veículos. Mas para financiar veículos ela precisa estar na loja de automóveis, usando de uma equipe de vendas de Promotores de Vendas – nome que recebem os vendedores deste segmento – elas vão as lojas de automóveis para convencer estes empresários a utilizar sua financeira na venda dos seus automóveis.

 INSUMOS AGRÍCOLAS: Este é um dos segmentos que mais cresceram no ramo agrícola. Com o aumento da área de plantio e a chegada de novas tecnologias este mercado exigiu que as indústrias fossem até os agricultores. Assim uma nova modalidade de vendas surgiu. A tecnologia fez com que os Engenheiros Agrônomos e os Técnicos Agrícolas migrassem da função técnica para a função-vendas.

Para você ter uma ideia, todas as cooperativas agrícolas possuem uma equipe de vendas além das empresas privadas que atuam no setor. Ninguém compra espontaneamente é preciso ir e vender insumos agrícolas. Estima-se que existem cerca de 25000 profissionais atuando neste segmento.

Fique atento os novos segmentos de vendas e não perca as oportunidades!