O mundo passou a funcionar de outro jeito depois do anúncio da pandemia pela OMS. As novas preocupações das pessoas foram seguidas por novos hábitos durante a quarentena: em uma pesquisa recente do Google, eles viram que 71% dos consumidores afirmaram que pretendiam aumentar seu volume de compras online. Ao mesmo tempo, a disseminação do coronavírus tem afetado diversos negócios, e por isso desde a segunda semana de março aqui no Brasil há registros de recuo nas vendas em diferentes setores.

O desafio agora é como manter os negócios sem perder o foco nas pessoas. Sabemos que a regra geral passou a ser uma só: ajudar. Por isso deixamos aqui 3 princípios e algumas ações para que você não perca o foco nos seus clientes e comece a mudança de atitude com seus clientes.

5 princípios e ações para implementar e ter em mente

Ainda que não haja um manual com todas as respostas para a crise, suas vendas e sua empresa pode fazer a diferença ao adotar esses princípios.

Vendas é o resultado de um relacionamento bem feito.

Emmanuel Ferreira

1. Trabalhe na sua carteira de clientes

Segmente sua carteira de clientes e crie uma rotina de contatos diários e constantes. Quanto menos pessoas tiver em seu negócio mais você terá que se esforçar para fazer a diferença.

  • Tenha uma lista completa de seus clientes, com nome, telefone, e-mail, data de aniversário e endereço, use excel se não tiver um CRM;
  • Faça contatos diários com pelo menos 30 clientes;
  • Faça ligações na data de aniversário;
  • Envie para os clientes mais antigos uma carta escrita a próprio punho;
  • Tenha todos os clientes cadastrados no what’s app;

2. Adaptação no modelo de negócios

O momento pede adaptações de todos — e não seria diferente para prestadores de serviços, que são agentes importantes nesse momento. Agora é hora de se reinventar e realmente sair na frente.

  • Faça o uso de tecnologias como Facebook, Instagram, Linkedin para ajudar nos seus negócios;
  • Inove no novo modelo de fazer visitas pessoas sem sair de casa;
  • Faça reuniões com sua equipe, fornecedores e clientes usando a tecnologia;
  • Seja você mesmo e não se preocupe com o que os outros irão dizer;

Próximos Passos

Não fique parado esperando as coisas acontecerem ou voltarem ao normal, depois que este momento passar não irá existir mais o jeito antigo mais sim o jeito aprimorado e evoluído para fazermos negócios e trabalhar de forma inteligente.