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7 Dicas para influenciar e conquistar novos clientes

Dicas para influenciar e conquistar clientes 

Vivemos num momento em que o atendimento e as vendas representam o sucesso comercial de uma empresa. Pode-se ter bons produtos, um excelente site na Internet, ótima logística e exemplar administração interna, mas nada disso adianta se o pessoal que atende e vende não fizer sua parte. As pessoas quando entram em contato com a empresa passam necessariamente por um desses dois setores. Eles estão na linha de frente, e não devem falhar. 

O departamento de marketing investe muito dinheiro para criar na mente dos clientes uma boa imagem. Projetos são desenvolvidos com o intuito de fidelizar e atrair clientes. Produtos são criados para atender a tendência de consumo. Embalagens são atualizadas para evidenciar os produtos e despreocupadamente algumas pessoas na empresa, principalmente aquelas que validam na prática as ações de marketing, esquecem que tudo pode ser perdido se o cliente não sentir que é importante para o atendente ou vendedor. 

Aqueles que trabalham na linha de atendimento ou de vendas devem investir uma boa parte da sua vida para aprender a se comunicar melhor com as pessoas. Influenciar e persuadir são habilidades importantes para todos que querem chegar a algum lugar de destaque. Agora, para o pessoal de atendimento e de vendas, influenciar e persuadir são habilidades indispensáveis. 

Diante da importância dessas duas habilidades, dou algumas dicas que melhoram significativamente a comunicação quando se está frente a frente com clientes. 

DEMONSTRE SEGURANÇA 

Você será admirado se transmitir segurança às pessoas. Elas se sentirão seguras se você tiver domínio daquilo que faz. Quando sabemos pouco ou estamos em dúvida sobre alguns procedimentos do nosso setor, transmitimos essa dúvida ao cliente, que imediatamente se sentirá inseguro. A falta de segurança é um dos principais motivos pelos quais os vendedores e atendentes iniciantes perdem clientes.

TRANSMITA CONFIANÇA 

Aproxime-se decididamente do cliente, não titubeie. Você transmite sua confiança no andar, então deve cuidar da maneira como anda. As pessoas que têm medo de falhar não conseguem transmitir confiança ao cliente. Para mostrar competência, ingrediente para o cliente ter confiança, você não tem como saber tudo, mas precisa saber onde buscar as respostas certas.

AJA COM ENTUSIASMO 

Empregue entusiasmo no que vai falar. Pratique como você vai se apresentar ao cliente. Seja firme, entusiástico e receptivo aos desejos dele, assim você transmite convicção.

MANTENHA CONTATO VISUAL 

Olhe nos olhos e preste atenção nas reações do cliente. Lembre-se de que o corpo também fala. A fisionomia do cliente demonstra vários sinais, observe com atenção que você perceberá as atitudes do cliente. Não se intimide com pouca receptividade. Mantenha uma postura profissional. Lembre-se de que você está ali para ajudar e oferecer bons negócios.

DESLIGUE-SE DO MUNDO E CONCENTRE-SE NO CLIENTE 

Lembre-se: “Neste momento, esta é a pessoa mais importante do mundo para você”. Às vezes, pode ser difícil conseguir isso, mas se treinar a se concentrar única e exclusivamente no cliente verá como seus resultados melhoram imediatamente.

DEIXE O CLIENTE À VONTADE 

Seja gentil. Agradeça pela atenção que você está recebendo, diga: “Obrigado por me ouvir”. O gesto de agradecer começa por preencher a maior de todas as necessidades humanas, a de sentir-se importante. Quando começamos por preencher essa necessidade, estabelecemos um clima mais receptivo. Tudo ficará mais favorável para você vender ou atender.

FAÇA COM QUE ELE FALE 

Comece seu diálogo fazendo uma pergunta. Estimule o cliente a falar, mas não interrompa. Espere o cliente terminar totalmente sua fala. Caso sinta dúvidas sobre algum ponto, peça gentilmente para que ele lhe explique novamente. Essa atitude demonstra que você está disposto a ajudar.

DIGA O QUE “PODE” FAZER 

É mais comum falarmos o que não podemos fazer, do que falarmos o que podemos fazer. O cliente não quer saber o que não é possível fazer, ele quer uma alternativa, uma solução. Quando estiver acertando detalhes da negociação, não diga: “Não posso fazer em três pagamentos”. Diga: “O que podemos fazer é em dois pagamentos”. 

Habitue-se a usar essas práticas e experimentará os benefícios de uma comunicação mais influente e persuasiva. As pessoas irão aprovar imediatamente sua atitude. 


Parabéns a vocês que tornam as empresas mais importantes. 

 

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