Antiética
Até quando aceitaremos isto em Vendas e em Compras
No mundo em que vivemos atualmente a ÉTICA é o tema que mais gera discussões, conflitos e dúvidas onde estiver presente qualquer tipo de disputas, poder, dinheiro, prioridades, perdas, ganhos e destaque, enfim, onde algum tipo de interesse para o bem ou para o mal estiver em jogo.
Apontem o que é mostrado na mídia e que ainda não sofreu questionamento ético nos últimos cinco anos?
A maioria das pessoas faz um pré-julgamento acusando e defendendo dependendo de quem esteja envolvido na situação. Vejamos estes dois casos:
1ª – Se uma pessoa fez uma compra e realmente esqueceu de pagar o boleto bancário no dia do vencimento. Alguém vai dizer que ela é caloteira, mal pagadora? Lógico que não. Apenas irão dizer que ela deverá pagar, mas com juros. O que esta em jogo aqui é o CLIENTE – aquele que compra.
2ª – Agora se uma pessoa que trabalha em vendas realmente esqueceu de falar para o cliente que o frete deveria ser pago por ele. Alguém vai dizer que ele foi mentiroso, antiético, enrolador? Lógico que sim. Pelas evidências – fatos ocorridos – Nem a empresa que ele representa irá defendê-lo. Todos, até seus colegas vendedores, irão duvidar da sua honestidade. Porque o que esta em jogo aqui é o VENDEDOR – aquele que vende.
A minha análise das duas situações: (A ética permite que você faça a sua interpretação porque depende dos hábitos e costumes de uma sociedade).
1ª – O comprador realmente esqueceu de pagar no dia e deverá pagar o principal com juros, ponto final.
2ª – O vendedor realmente esqueceu de falar para o cliente sobre o frete, portando deverá arcar com o ônus do seu esquecimento e: a) Pagar o frete, b) Pedir para o cliente devolver a mercadoria, c) Convencer o cliente de que ele não faltou com a verdade, não agiu de má fé (antiético), e que realmente esqueceu de falar sobre o frete e depois de aceitar as explicações o cliente aceitar pagar, ponto final.
AFINAL, O QUE É ÉTICA?
Segundo o advogado Rodrigo Sérvulo, A ética se propõe a respeitar limites do que se estabelece como bom ou mau sob o prisma da condição humana que se reconhece abraçada a princípios universais e morais. Ela norteia a conduta do homem na sociedade.
E PARA NÓS QUE ATUAMOS EM VENDAS, O QUE É ÉTICA?
Cada um tem a sua experiência de vida pessoal e profissional, cada pessoa tem o seu critério de julgamento nisso ninguém pode discordar.
Agora, dependendo do seu nível profissional, da sua necessidade de auto-afirmação, da sua teimosia e do que você entende por ética, assim será o seu julgamento.
Não importa aqui se você é Empresário, Diretor, Gerente, Supervisor, Vendedor funcionário, Representante Comercial ou Distribuidor, para todos nós que compramos e vendemos deve-se analisar o que é ético em vendas e o que é ético em compras.
Neste artigo vamos apontar as situações que demonstram hábitos e costumes de representantes comerciais e compradores que são ANTIÉTICOS.
UM VENDEDOR É ANTIÉTICO QUANDO?
- Assume compromisso de visitar todos os clientes cadastrados da sua região e não cumpre esta promessa.
- Fez uma venda e incluiu produtos no pedido sem o cliente ser informado disto, mesmo que o cliente nunca fique sabendo que isto foi feito.
- Motivar o cliente dizendo que dá mais resultado se ele próprio ligar para a empresa reclamando porque o pessoal vai dar mais importância do que se ele fizer isto.
- Deixa de informar o cliente sobre todos os detalhes que devem ser ditos quando da realização de uma venda. Exemplo: Despesas adicionais, Seguros ou quaisquer outras taxas (cadastro, Abertura de crédito, garantia estendida) incluídas no preço final do produto.
- Fabricar informações de cadastro para que o cadastro do cliente seja aprovado e a venda efetivada.
- Souber de algo que coloque em risco o recebimento da mercadoria/serviço e assim mesmo concluir a venda e deixar de informar do risco para sua empresa.
- Fazer qualquer comentário que denigra o nome ou a imagem da empresa que representa.
- Fazer qualquer comentário negativo com clientes sobre os produtos e serviços que vende ou representa.
- Fazer comentários que desabone a conduta de uma empresa, comprador ou colega concorrente.
- Fornece informações falsas sobre seus produtos/serviços aproveitando-se da boa fé do cliente para enganá-lo e fazê-lo comprar.
- Promete entrega em um prazo exigido pelo cliente mesmo sabendo que jamais conseguira cumprir.
- Vende um produto que sabe ter defeitos de fabricação e irá causar incômodo/prejuízo ao comprador, mesmo quando a empresa exige que ele promova esta venda.
- Aceita vender produtos de uma empresa que comprovadamente é antiética por aproveitar-se da boa fé dos seus clientes.
- Motivar um comprador seu amigo para pedir descontos quando da visita do seu gerente ou supervisor, ou seja, criar situações embaraçosas e prejudiciais sem o conhecimento dos seus superiores.
(*A empresa é conivente quando sabe dos hábitos e costumes antiéticos de seus representantes comerciais e vendedores e permite que eles continuem a representá-la.).
UM COMPRADOR É ANTIÉTICO QUANDO?
- Utiliza-se do poder da sua função para subjugar moralmente os representantes de vendas e vendedores não cumprindo com o horário marcado sem um motivo que justifique o atraso.
- Desvaloriza radicalmente o produto/serviço oferecido pelo representante simplesmente porque sabe que ele – vendedor – depende da sua atenção para promover adequadamente o seu trabalho e é pressionado pela fabricante a visitar regularmente este cliente.
- Faz exigências absurdas e proibitivas em uma negociação sadia, simplesmente, para sinalizar enganosamente que tem interesse de compra. Brinca com a boa fé do vendedor ou representante comercial.
- Exige sutilmente um incentivo financeiro para uso pessoal para realizar uma compra.
- Ataca diretamente a auto-estima (assédio moral) do representante comercial ou vendedor para desestabilizá-lo a fim de conseguir vantagens com isto.
- Fornece abertamente a proposta ou a lista de preço de uma empresa para beneficiar outra promovendo uma concorrência desleal.
- Engana o representante ou vendedor iniciante solicitando que ele de um visto em um vale para apenas ter registro que na próxima compra ele vai conceder o mesmo desconto de 2% que deu hoje. Depois o comprador anexa este documento numa cópia do pedido e envia diretamente para a fabrica dizendo que o vendedor deu mais 2% de descontos além daqueles dois que constam no pedido.
- Fornece informações falsas visando obter vantagens financeiras para continuar comprando.
- Inventa ter tido problemas administrativos ou de entrega ou de cobranças indevidas para obter vantagens para si ou para a empresa que representa e assim fabricando fatos que não existiram pressiona o fornecedor e seu representante que precisando da venda se deixa subjugar.
Estas são algumas das situações que presencie na convivência com vendedores, representantes comerciais nos treinamentos e palestras que realizei nos anos que dedico ao estudo teórico e prático da atividade de vendas.
Aguardem, que em um outro artigo, vou escrever sobre o que o vendedor e o comprador podem fazer que seja ÉTICO e que muitos se sentem culpados achando que estão sendo antiéticos e não estão.
Um grande abraço e vamos que precisamos evoluir imediatamente a profissão de vendas.
Paulo Ferreira
CEO – Instituto Supra