Ainda hoje, muitos vendedores não sabem exatamente qual a finalidade e como fazer o follow up de vendas com clientes. Então, como começar a fazer Follow Up?
O que poucos sabem é que não existe fase para se realizar o follow up em um processo de vendas. Entrar em contato com o cliente é necessário em todas as fases de uma venda, para que as expectativas do cliente estejam alinhadas de acordo com as da empresa.
O processo de FOLLOW UP
Ao enviar uma proposta, o follow up serve para identificar se seu cliente entende as condições de negócio. Aí a importância de contatá-lo em todas as fases de um processo de vendas.
Para começar a fazer follow up, após a prospecção, apresente sua empresa a ele e fique a disposição para ajuda-lo. Convide-o para conversar, se certificando de que não há dúvidas sobre o que você vende. Após apresentar o produto e os preços, marque datas de retorno e responda solicitações do cliente em menos de 24 horas. Se houver o fechamento, envie um e-mail a ele agradecendo.
Depois disso, ligue para saber se o produto foi entregue corretamente ou, no caso de serviços, apresente relatórios do que sua empresa tem entregado a seu cliente. Após a venda, sempre procure ajudar o cliente, envie informações que possam ser do interesse dele, mostre que se interessa e se preocupa com o que é importante para ele.
Com esse acompanhamento, as chances de ele voltar a fazer negócios com sua empresa serão maiores.