O Dia das Mães é muito popular no Brasil, chegando a ser a segunda data mais importante do calendário do comércio do País, ficando atrás apenas do Natal. Por isso é muito importante uma estratégia com objetivos sólidos e um planejamento alinhado com a equipe de vendas para aproveitar esta oportunidade.
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a estimativa é que este Dia das Mães movimente mais de R$ 9,2 bilhões no Brasil, 3,8% em volume de vendas a mais do que no ano passado. Estes números demonstram um crescimento real no faturamento após dois anos seguidos de queda, conforme mostra o gráfico abaixo:
Com este crescimento, a contratação de trabalhadores temporários vira uma necessidade para muitos comerciantes. Estes números também tem uma estimativa de aumento, subindo de 20,1 mil vagas de 2016 para uma previsão de 20,6 mil em 2017.
Prioridade dos filhos na hora de escolher os presentes
Este ano, segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 7 em cada 10 brasileiros pretendem comprar presente no Dia das Mães, número que se aproxima de 109 milhões de brasileiros, porém apenas 10% destes consumidores têm a intenção de desembolsar mais do que no ano passado com os presentes. O gráficos abaixo explicam quais as prioridades e razões na hora de comprar:
Produtos e serviços mais procurados para dar de presente
As empresas e lojas de artigos de uso pessoal e domésticos tem o que comemorar, os produtos mais procurados serão destes setores, conforme mostra o gráfico abaixo:
Este é um panorama da movimentação do comércio neste Dia das Mães de 2017. Com estes números é possível fazer balanços e previsões para bater metas e planejar ações. Esperamos que estas informações sejam úteis para a organização de sua força de vendas durante e após este período comemorativo. Um forte abraço.