Cold Call e Telemarketing são a mesma coisa?
Não, o telemarketing é uma abordagem genérica que o atendente mede o desempenho pelo tanto de ligações que fez, não pela qualidade, já o Cold Calling é mais focado no lead, por isso é importante ter o máximo de informações possíveis sobre seu potencial cliente, para personalizar o que falará pra ele e ser mais assertivo e eficiente.
Vamos entender – O que é Cold Call?
Cold Call, ou ligação a frio em português, é o processo de se fazer uma ligação que não foi previamente solicitada, com o objetivo de vender produtos ou serviços, faz parte do processo chamado Cold Calling. Ele amplia seu leque de oportunidades e ajuda você, ou sua empresa para que sejam mais conhecidos no mercado. É importante porque aumentam as chances de acontecer uma venda e te permite encontrar clientes que querem comprar.
O que fazer antes de começar o processo de Cold Call?
Antes de iniciar o processo de cold call, conheça com quem vai estabelecer contato, seu lead, saiba o nome de seu futuro cliente. Não acertar o nome dele é o caminho para o erro, ou seja, a venda não acontecerá. Fazer muitas ligações em um dia pode fazer esses erros acontecerem, por isso é importante manter a concentração. Além do nome, é importante e interessante que se conheça mais informações sobre ele, como onde trabalha e qual cargo ocupa, para mostrar que você se preocupa com seu futuro cliente. Veja mais nesse artigo sobre Os 5 principais erros no Cold Call.
Como fazer uma Cold Call bem sucedida?
Quando for fazer a ligação, tenha em mente, ou mesmo anotado, o que pretende falar e perguntar ao seu lead. Um roteiro pode lhe ajudar a se organizar e não esquecer de nada no momento da ligação. Porém, lembre-se sempre que não deve ser algo ‘encenado’, na hora, algumas coisas podem mudar, depende de como a conversa flui entre você e seu lead. E sempre continue os contatos, insista por mais tempo se não houver resposta, mas saiba quando encerrar.