O Cold Call, assim como qualquer outro processo de comunicação com o cliente, possui etapas.
Passos para se fazer um roteiro eficiente:
- Para um roteiro de Cold Call eficiente, primeiramente identifique quem usaria seu produto, não ache que ele pode ser vendido para o máximo de pessoas possíveis, é mais importante fazer vendas de qualidade e garantir o sucesso do que forçar uma venda e ela não acontecer.
- Analise sua base de leads e concentre-se em características que se repetem, como qual o problema que ele tem, tamanho e modelo de empresa. Esses são indicadores para definir o perfil de cliente ideal para sua empresa. Esse perfil é o que terá a maior probabilidade de compra.
- Pesquisar pelos prospects para conhece-los ates de ligar também é fundamental para que futuramente ele se torne um cliente seu.
- Para montar um roteiro de Cold Call, sempre comece com uma introdução. Falar quem você é para qual empresa trabalha é fundamental para o cliente entender o motivo da ligação.
- Em seguida pergunte algo a ele que gere conversa, que ele vá te responder. Assim, diga o motivo da ligação, explique qual é o produto que quer vender e como sua empresa trabalha.
- Pergunte também qual o problema que cliente enfrenta que possa ser resolvido pelo seu produto. Explique sobre o seu produto e suas qualidades únicas, quais são as vantagens de comprar de você e não do concorrente. Por fim, pergunte se há a possibilidade de fazer mais contatos e qual seria a melhor forma de fazê-los.
Uma coisa importante: sempre pratique!
Faça o Role Play*. Se estiver preparado, na hora da ligação, seu discurso e suas técnicas serão aprimoradas, e, assim, as respostas e perguntas a seu lead serão mais naturais e automáticas. Além de prever situações que podem acontecer e poderão ser contornadas porque você já tem a experiência.
- *Role Play: é a simulação da prática. Quando você simula com alguém as possíveis ações e reações para se ter na hora da venda.