O cliente primeiro compra a confiança no vendedor, depois na empresa e como conseqüência comprará o que os dois vendem.
COMECE BEM
Há muitos anos existia um rei de nome William. Já idoso , perdera seu único filho e herdeiro quando em guerra para proteger as províncias sob seu reinado. Embora William tivesdse sentido muito a perda do filho, não deixou transparecer sua tristeza. Mantinha-se firme, contudo bondoso com seus súditos. Porém era tomado de grande insegurança quanto às futuras guerras. Queria poder viver no conforto de seu Castelo e não mais em campos de sangrentas batalhas. Nunca revelou suas fraquezas, meditava como resolvê-las.
A sabedoria lhe indicava que só um grande negociador poderia evitar novas guerras e assim não debilitar ainda mais as finanças da coroa ou expô-lo à morte como acontecera ao seu herdeiro. Não tinha ninguém ,em sua corte atual, que pudesse preencher seus requisitos.
Sua linda sobrinha, aguardava quem seria o recomendado para casar-se. Com a morte do filho era ela a herdeira , a futura rainha.
O rei viu aí a oportunidade de resolver o problema que mais o perturbava : O negociador.
Estabeleceu que o futuro esposo de sua sobrinha poderia ser de qualquer origem. Nobre ou plebeu, desde que fosse súdito seu. Sua exigência era de que o pretendente conseguisse, em uma única audiência, com sua argumentação, cativar e conquistar ao Rei. Assim imaginava que ele também teria as habilidades necessárias para negociar com os reinados inimigos e evitar novas guerras.
Os súditos, especialmente os plebeus, começavam a perceber que o mundo oferecia mais oportunidades do que haviam percebido durante toda vida. A felicidade era tanta que passaram a chamar o Rei William de “Rei da Oportunidade”.
Então, William ordenou a seus conselheiros mais próximos que procurassem por todo o reinado e encontrassem esta pessoa. Os conselheiros não poderiam de descansar enquanto não fosse encontrado .
Começaram a aparecer os candidatos. Após cada reunião, o conselheiro designado para fazer o anúncio era chamado a sala do Rei para conhecer o desfecho da audiência . Então ouvia:
—Se fosse possível dar-lhe mais uma chance, quem sabe teria
conseguido. Este ainda não é aquele que realizará meu sonho.
Que entre o próximo.
O tempo foi passando e centenas de candidatos haviam tido audiência.
Em uma determinada ocasião, os conselheiros já cansados e tomados pelo descrédito decidiram pedir uma audiência especial para discutirem os rumos de tal pendência.
Na tomou a palavra o conselheiro Nemé :
— Majestade, O que falta em tão nobres candidatos que lhe
apresentamos para que conquistem Vossa
simpatia e confiança em um só encontro?
Com a serenidade que lhe era peculiar, respondeu o Rei:
—Embora tenha encontrado homens inteligentes e honestos e até bons guerreiros , só vimos homens tentado falar de si mesmos; de seus valores pessoais e dos bens que possuíam. Todos começavam por aguardar, como que sem saber o que fazer, um sinal de que podiam seguir em frente. Muitos nem diziam para o que tinham vindo.
Procurem por pessoas que tenham iniciativa. Não desistam. Haverá de ter alguém que decididamente mereça ser o escolhido do Rei”.
Embora sem entender ao certo o que lhes fora dito, os conselheiros continuaram a procurar pelo insondável.
Um determinado dia, um mercador de tapetes, sabedor das audiências, viu nisso a oportunidade apresentar ao Rei seus melhores e mais caros tapetes. Especialmente diante do iminente casamento da sobrinha. Uma festa necessita de pompa e isso seus tapetes fariam. Nunca conseguira dirigir-se a ninguém de tão alta nobreza , era uma grande oportunidade.
Como já se escasseavam os candidatos, conseguiu com rapidez seu intento.
Até o dia marcado, passara noites sem dormir imaginando que se não cativasse o Rei nos primeiros minutos poderia ser enforcado. Não iria propor-se o casamento e sim procurar negociar seus tapetes. O casamento? Não imaginava ele próprio poder almejar tal sortilégio.
Na audiência , assim aconteceu:
— Oh! Mais sublime e poderoso Ser deste meu mundo. Agradeço-vos por terdes recebido este pobre e humilde mercador de nome Vincent. Venho das províncias de seus melhores artesãos.
— A que vieste? – Disse o Rei.
— Venho trazer-vos o conforto que mereces. Fazer com que suas preocupações dos dias de batalha se desvaneçam ao permitir-lhe o melhor aconchego de seu lar. Venho mostrar-lhe o melhor que o fruto de suas glórias pode obter. Vim fazer do casamento de sua herdeira um evento de incomum grandeza, para este reino, frente aos reinos vizinhos. Fazê-lo merecedor de admiração. Coloco o melhor de minhas posses ao seu dispor.
O Rei surpreso com aquelas palavras que se encaixavam nos seus mais profundos anseios disse:
— Sejais bem-vindo ao meu Castelo. Não digais mais nada! Tereis a mão de minha sobrinha.
Petrificado, o mercador percebeu que o que lhe parecia fora de alcance, lhe fora dado por sua coragem de arriscar-se.
Não sabia o Rei, até aquele momento, que a pessoa a quem procurava seria facilmente encontrada se seus conselheiros procurassem por aqueles que atuam na maior profissão do mundo. A PROFISSÃO DE VENDAS.
COMECE A VENDER BEM
E você, vendedor:
- Está preparado para conquistar primeiro a simpatia e confiança do cliente e depois mostrar por que ele deveria escolher seu produto e serviços como melhor opção?
- Toma a iniciativa da entrevista conseguindo fazer com que o cliente queira comprar de você?
O cliente antes de comprar um produto ou serviço, primeiro compra a confiança no vendedor, depois na empresa fornecedora e como conseqüência comprará o que estes dois vendem.
Tentar inverter esta seqüência poderá levá-lo a considerar que os produtos e serviços que vende são mais importantes que você, na capacidade de persuasão do cliente. Porém, sozinhos não têm poderes suficientes para persuadirem seus clientes. Automaticamente, o encanto inicial com os produtos desaparece dando lugar a um sentimento de que estão abaixo de sua expectativa.
Lembre-se: Antes de apresentar o produto, é preciso “vender” ao cliente a idéia de que valerá a pena ele conhecer as soluções que você e sua empresa têm para ele, por exemplo: Mais lucro, produtividade, segurança, redução de despesas, mais velocidade nas vendas, ganho de tempo, etc.”.
O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA CONQUISTAR A CONFIANÇA E A PREFERENCIA DO CLIENTE?
- PREPARE-SE PARA A VISITA ( Publicado com detalhes na edição anterior desta revista )
- INFORMANDO-SE: Sobre o relacionamento anterior do cliente com sua empresa;
- OBSERVANDO: Procurando identificar motivos que possam servir para entender os objetivos e tendências da empresa do cliente;
- CONVERSANDO: Com pessoas na sua empresa e na empresa do cliente para se situar a fim de dirigir a entrevista conforme os interesses do cliente;
- USE A TÉCNICA DA “APRESENTAÇÃO GERAL DE BENEFÍCIOS” (AGB)
1 – FAÇA UMA APRESENTAÇÃO INICIAL DE MANEIRA PROFISSIONAL.
- CUMPRIMENTE Chamando o cliente pelo nome;
- APRESENTE-SE Diga seu nome e sua função;
- IDENTIFIQUE SUA EMPRESA Diga o nome da sua empresa, o ramo em que atua e as áreas que ela pode ajudar seus clientes;
2 – FAÇA O CLIENTE QUERER PARTICIPAR ATIVAMENTE DA ENTREVISTA. (FALE DE OBJETIVOS GERAIS DE NEGÓCIOS) .
- Mais lucro;
- Maior produtividade;
- Ganho de tempo;
- Redução de custos;
- Mais qualidade;
- Versatilidade;
- Segurança;
3 – FAÇA O CLIENTE CONHECER O QUE O LEVOU ATÉ ELE. (FALE DOS OBJETIVOS DA VISITA).
- Conhecer suas necessidades;
- Levar novas soluções;
- Informar e apresentar nova linha de produtos;
- Entender a empresa do cliente antes de tentar vender;
- Apresentar novas aplicações do produto;
- Acompanhar o satisfação do cliente
- Consolidar a venda;
Exemplo:
“Bom dia Sr. cliente. Eu sou Paulo Roberto, diretor e consultor da empresa Supra Tecnologia em Vendas. Nós desenvolvemos programas para empresas que procuram capacitar e aperfeiçoar constantemente seus Gerentes e Vendedores. Nossos treinamentos têm contribuído para que nossos clientes aumentem sua capacidade de realizar vendas. Meu objetivo nesta visita é conhecer um pouco de suas necessidades e mostrar-lhe como aumentar as vendas através de treinamento.
O Sr. poderia falar um pouco sobre os treinamentos que já realizou para sua equipe de vendas?”
Vamos colocar nossos conhecimentos como consultores, pesquisadores e instrutores , junto à nossa experiência de executivos na área de vendas , adquirida em campo , onde fomos vendedores, supervisores e gerentes de vendas.
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