Você é um vendedor indeciso?

Estudo nos últimos 20 anos o comportamento das pessoas que trabalham na área de negócios ou vendas para descobrir o que exatamente faz com que muitas pessoas que atuam nessas áreas se desmotivem com tanta facilidade. O tempo inteiro você vê que a pessoa está desmotivada.

Mas o que leva uma pessoa a se desmotivar com tanta facilidade? Basta não ter um resultado bom durante o mês que automaticamente ela se sente desmotivada, começa a se arrastar no trabalho.

O ponto principal que observamos, no estudo que fizemos, que faz com que as pessoas que atuam nessas áreas não fiquem ricas, é que percebemos que as pessoas indecisas têm alguns problemas que são redundantes, e, consequentemente, que as desmotivam. Ela começa a se questionar se vale a pena continuar trabalhando com vendas, se vale a pena continuar vendendo tal produto, se vale a pena continuar naquela empresa.

O que ouço pelas palestras e treinamentos são pessoas falando “preciso acertar o produto para eu comercializar”. Acho que a questão de achar o produto para vender é sensacional, mas o ponto principal é: se em todas as vezes que você tiver um péssimo resultado ficar se questionando se deve ou não permanecer naquela empresa ou profissão, será que você não deveria acertar sua decisão? O ponto chave para você é parar de ficar se perguntando se vale ou não a pena continuar na atividade. Na vida temos ganhos e perdas, cabe a você parar e analisar.

Por exemplo, se você acha que não deveria ligar para um cliente porque acredita que ele não vai comprar, isso não deve acontecer. Ninguém tem a resposta do cliente, ligue para ele e não seja indeciso.

Não fique se perguntando se deve ou não fazer certas coisas. Fazer alguma coisa é melhor do que não fazer nada.

Outra coisa que os vendedores dizem é que não vai visitar um cliente porque é, por exemplo, quarta-feira. O dia da semana não deveria interferir em seu trabalho porque não tem dia para vender. Muitas pessoas falam também que não dá para fazer visita no domingo. Não dá se você trabalha com um produto que uma pessoa não procuraria nesse dia, mas, se você é um corretor de imóveis, tem que procurar seu cliente no domingo, que é o dia em que ele está com a família reunida.

Com relação à venda, quando você está na frente do cliente e fica indeciso se deve ou não concluir a venda, fica em duvida com relação ao seu produto, não sabe se o produto serve ou não para o seu cliente, pare com essa indecisão. Quando perceber que chegou a hora de perguntar a ele, não hesite e pergunte, mesmo que não saiba se ele vai querer o produto, você só vai descobrir se perguntar a ele. Não tem como você querer algo e ficar pensando se vale ou não a pena continuar.

O fechamento de uma venda é uma consequência, o cliente nunca te pedirá para comprar. A iniciativa é sua. Olhe para dentro de si mesmo, tenha coragem e pare de se questionar. A indecisão é o que tem levado a maioria das pessoas que trabalham nas áreas de negócios e vendas a fracassarem.

Quando conversam comigo e me perguntam qual seria uma boa ideia para se dar bem, ganhar dinheiro e ficar rico na área de vendas, a primeira coisa é: a partir de hoje, jamais questione se o que você está fazendo está correto ou não. Participe de cursos regulares, palestras, veja vídeos sobre o assunto, se atualize e aprenda sempre. E no dia a dia não é hora de perguntar, mas de fazer. Não tem nada melhor do que fazer.

Pare com a indecisão, tome um rumo com relação ao que você quer, nunca mais discuta se você quer ser bem-sucedido e jamais se sinta desmotivado na área de vendas.

Na área de negócios o que você precisa dar conta é de procurar pessoas ou empresas que possam utilizar o que você comercializa. Nesse momento a indecisão é uma preguiça disfarçada.

ARTIGO DO VÍDEO: “Vendedor indeciso não vende”