O vendedor nasce pronto ou ele se prepara!
PROFISSÃO : VENDEDOR
Em qualquer área de trabalho — futebol, pintura, música ou nos negócios — existe um número muito pequeno de pessoas com habilidades naturais para tal. Aquele que “nasceu” para aquilo, que tem um “dom” inato, é mesmo uma raridade. O mesmo acontece com os vendedores, aqueles dotados naturalmente das melhores habilidades de relacionamento interpessoal conjugada com tino comercial . São raridades.
Como popularmente é dito também diversas outras áreas :
— Vendedor, pra ser bom , tem que ter nascido pra isso !
Bom. E o que fazemos nós outros pobres mortais que trabalhamos em vendas ?
— Desistimos de sermos vendedores?
— Nos contentemos com a mediocridade ou a nulidade ?
— Que tentemos enganar o mais que pudermos?
Não!
Para a grande maioria de nós, homens e mulheres de vendas, existe uma solução:
Aprender!
Quando olhamos para os esportes , somos unânimes em dizer treinar é essencial para o bom desempenho, mesmo para os “nascidos com o dom”.
Também no caso de quem lida com tecnologia é senso comum que se deve estudar o mais que se pode.
E por que não fazemos o mesmo com as habilidades do vendedor?
Simplesmente porque não nos vemos como profissionais de vendas.
E o que é um profissional?
É aquele que consegue repetir ( fazer outra vez) uma performance bem sucedida. Consegue enxergar um grupo de procedimentos utilizados em uma atividade e repeti-los com sucesso.
Para repetir um desempenho bem sucedido precisamos saber em primeiro lugar o que foi que fizemos. Agir de forma consciente. Se o desempenho foi só um ato instintivo e emocional não poderemos fazer muito com ele. Se as mesmas emoções não se repetirem é provável que o instinto não sinalizará da mesma forma, consequentemente o resultado não será o mesmo do anterior.
PROFISSÃO = OFÍCIO
Quando antigamente se dizia que alguém tinha um ofício, significava que ele era habilitado em um das profissões da época: Carpinteiro, Ferreiro, Tecelão, etc. Tinha habilidades específicas daquelas funções que tinham sido aprendidas em anos de prática como aprendizes.
O oficial tinha habilidades adquiridas por seguir uma técnica padrão de seu mestre. O oficial carpinteiro, seguindo a técnica aprendida fazia 10 janelas iguais; o tecelão 10 metros de tecido iguais; o ferreiro 10 ferraduras iguais. As técnicas e procedimentos aprendidos lhes permitiam fazer obras diferentes , usando sua criatividade, mas podiam repeti-las quantas vezes fossem necessárias e eram praticamente iguais.
Modernamente, as escolas abreviaram os numerosos anos exigidos dos antigos aprendizes. Ensinam de forma teórica as técnicas necessárias para a profissão ou ofício. Algumas até proporcionam a prática inicial, muito comum nas chamadas “Escolas Técnicas”.
Para as profissões que não são consideradas “técnicas”, seus alunos normalmente recebem a formação teórica e depois deverão ganhar prática por meio de estágio e funções de início de carreira fazendo as vezes do antigo aprendiz.
Ao menos na escola legalizada, não encontramos educação formal para vendedores.
O Vendedor tem sua educação formal básica até o 2º grau e , hoje freqüentemente, acrescenta a formação em 3º grau em qualquer das áreas reconhecidas. Depois vai buscar seu emprego de vendas, quando não as duas coisas juntas; ou seja , vender para pagar os estudos.
Empregado, com honrosas exceções, vai direto para a atividade mais nobre da área — contatar clientes.
Recebeu só as informações básicas , na grande maioria das vezes.
Educação sobre o que é vender ? Nenhuma.
Não se trata de um lamento, protesto ou crítica de qualquer natureza. Apenas uma constatação.
VENDEDOR = PROFISSIONAL
Se afirmamos que o vendedor é um profissional, estamos afirmando também que existem técnicas e procedimentos específicos para a atividade de vendas.
E que técnicas e procedimentos são esses?
Podemos garantir que não são só as deliciosas listas de “Coisas que o vendedor não pode esquecer” .
As técnicas de vendas do vendedor profissional tampouco são os métodos de vendas estruturados em que prevêem suas falas e as do cliente como se fosse uma peça de teatro. Seria fantástico, se o cliente conseguisse decorar a parte dele, especialmente aquela onde ele diz :
— Está ótimo. Onde eu assino ?
São técnicas e procedimentos que dizem:
O que fazer .
Porque fazer .
Quando fazer.
Como fazer .
Normalmente você encontra informação “do que” e “por que” deve fazer, sem contudo dizer “como ” você fará. Embora restritos por estas duas páginas em cada edição de “Técnicas de Vendas” , vamos buscar mostrar também como e quando pode ser feito.
Vamos colocar nossos conhecimentos como consultores, pesquisadores e instrutores , junto à nossa experiência de executivos na área de vendas , adquirida em campo , onde fomos vendedores, supervisores e gerentes de vendas.
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