Quando você não tem um plano, qualquer dica alheia tira da sua mente o rumo que você havia imaginado para atingir seus objetivos.

Por Paulo Ferreira  

Assim, influenciado muitas vezes por outros que não tinham um plano a seguir, eu mudava a cada momento meu rumo e até meus 28 anos eu andava e não conseguia chegar aonde pretendia. Desta forma, errando e tendo que corrigir sempre, aprendi que sem planejamento eu sempre chegava onde os outros queriam e quase nunca onde eu queria ou conseguia apenas um salário bom e o que a natureza oferecia de graça; ar, água e espaço para andar. Em uma ocasião me fiz as seguintes perguntas e depois de relutar muito fiz as respostas: 

1) Porque reluto tanto em definir claramente os objetivos que desejo conseguir neste ano? 

Resposta: Inicialmente porque eu quero tanta coisa que se eu colocar no papel eu acho que terei que excluir algumas, como não quero excluir nada então não escrevo. 

Conclusão: Ter definido que quero muitas coisas e não quero excluir nenhuma, então conclui que quando temos muitas opções, sempre algumas são mais importantes do que outras, assim: Vou escrever todas e depois classificarei cada uma pela ordem de importância definido pela minha vontade. 

2) Por onde começo a relação das coisas que pretendo conseguir? 

Resposta: Para facilitar minha vida ao fazer uma relação, vou começar separando em duas: Quais as coisas que pretendo conseguir na área pessoal? E, Quais as coisas que quero na área profissional?  

Conclusão: Existem outras áreas, mas por ter conseguido definir duas áreas eu já dei um dos maiores passos para conseguir as coisas na minha vida. 

 3) Quais os dez objetivos mais importantes para mim, neste momento, e o que devo fazer para consegui-lo? 

1 – Objetivos pessoais: Comprar uma casa.

Como obter isto? Definir primeiro qual o valor do investimento que posso assumir. Qual a maneira mais viável: compra ou construir. Quanto disponho de dinheiro para a casa? O que tenho que posso vender para investir na casa? Tenho 45 dias para encontrar estas respostas e definir então qual estratégia irei usar. 

2 – Objetivos pessoais: Colocar meu filho numa boa escola particular.

Como obter isto? Reduzir despesas desnecessárias para sobrar dinheiro para pagar escola do meu filho. Achar estacionamento do carro mais em conta mesmo que seja mais longe. Parar de ir a restaurantes nos finais de semana.  

3 – Objetivos pessoais: Comprar carro para minha esposa.

Como obter isto? Vender terreno na praia e comprar carro de um valor equivalente. 

4 – Objetivos pessoais: Visitar meus pais com mais frequência.

Como obter isto? Sair da empresa nas quartas-feiras após as 18 horas e ir direto para a casa de meus pais. 

5 – Objetivos pessoais: Fazer um curso de oratória até o final do ano.

Como obter isto? Procurar a partir de setembro cursos no Sebrae, no Senac ou em outros locais que ofereçam este curso fazer a matrícula. 

6 – Objetivos pessoais: Levar minha esposa para passear.

Como obter isto? Escolher com ela um dia para sair à noite a sós e nos finais de semana sábado ou domingo deixar um dos períodos para passear. 

7 – Objetivos pessoais: Ler um livro a cada dois meses.

Como obter isto? Ir a uma livraria e comprar o livro, deixar na cabeceira da cama para ler algumas folhas todo dia antes de dormir. 

8 – Objetivos pessoais: Jogar tennis.

Como obter isto? Comprar uma raquete e a bolinha. Fazer inscrição no clube e agendar para ter aulas todas as quintas-feiras das 19 as 20horas. 

9 – Objetivos Profissionais: Manter o volume de vendas do mês de outubro, meu segundo melhor mês de vendas do ano.

Como fazer isto? Planejar antecipadamente minha semana de trabalho. Além dos clientes da carteira, programar visitas a novos clientes e abrir três novos todos os meses até final do ano.Definir novas abordagem para vender mais aos clientes atuais. 

10 – Objetivos Profissionais: Ganhar o prêmio regional no primeiro trimestre.

Como obter isto? Começar acelerado logo no início do mês. Dar o ritmo de trabalho que adoto normalmente no final de cada mês. Trabalhar para ganhar logo no início do trimestre. 

Escreva o mais importante, faça o que escreveu e posso lhe garantir que você definitivamente terá um planejamento capaz de lhe dar tudo que você definiu. 

Não tenha medo de achar que vai querer algo que não poderá ter. Nunca vi alguém escrever que seu objetivo era ir à lua, sem que antes fosse um piloto ou trabalhasse na Nasa. 

Parabéns pela sua iniciativa, ler como fazer um planejamento é o primeiro passo para escrevê-lo. 

Paulo Ferreira  

Instituto Supra