Atalhos, descontos, exceção, venda fácil, cliente despreparado e carta na manga do gerente não são suficientes para sobreviver em vendas nos dias atuais. O estilo de vendas aceito atualmente é aquele que o vendedor procura saber as ideias, opiniões e necessidades do cliente, antes de ficar argumentando insistentemente sobre seus produtos e serviços. Isto é tão obvio que muitos acreditam que sabem fazer.
Com tantas ofertas hoje em dia, o cliente começa uma reunião pensando em como vai dizer não para o vendedor, por isso é preciso ter uma conversa agradável sem focar inicialmente em vendas, mas sim mostrando-se entusiasta com a possibilidade de ajudar o cliente nos aspectos que envolvem a sua área de conhecimento, fazendo perguntas para obter informações sobre a situação atual do cliente. Desta maneira se amplia as áreas de oportunidade e aumenta as possibilidades de influência, podendo assim fazer uma apresentação de vendas com base nas informações captadas do cliente, para personalizar a conversa e chamar a atenção do cliente para o produto ou serviço, criando assim uma oportunidade para vender.
As empresas de hoje precisam de vendedor que ouse mais, deseje mais e faça muito, muito mais. Chegou a hora de sair do discurso e ir para a prática.