A Metodologia DISC possibilita a análise comportamental das pessoas a partir de quatro fatores: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Conformidade (C). De acordo com a Metodologia DISC, todas as pessoas têm potencial para o sucesso, mas cada uma terá mais chances de alcançá-lo em atividades que estejam adequadas ao seu perfil comportamental. Portanto, parte do princípio de que nenhum perfil é melhor ou pior. Qualquer indivíduo pode se adaptar a um estilo comportamental, porém, isso exigirá esforço e conhecimento acerca de quais são as características que devem ser desenvolvidas. Pessoas que realizam atividades alinhadas ao seu perfil tornam-se mais realizadas e felizes.
Origem do Assessment
No início dos anos 20, o americano William Moulton Marston, PhD em psicologia pela Universidade de Harvard, desenvolveu uma teoria para explicar as respostas emocionais das pessoas. Até então, trabalhos deste tipo restringiam-se a indivíduos considerados deficientes mentais, mas Marston sonhava em estender estas ideias para avaliar o comportamento de todos os indivíduos.
O Que Faz?
Consagrada internacionalmente, a Metodologia DISC identifica as tendências comportamentais das pessoas e permite trabalhar o talento para melhorar a vida e o desempenho no trabalho.
O Que Não Faz?
O DISC não avalia a inteligência de um indivíduo; Não detecta habilidades;
Não avalia valores; Não considera experiência e maturidade; Não é uma ferramenta para manipular ou rotular pessoas.
Para Que Serve?
A assertividade através do uso da tecnologia ITP minimiza a chance de erro em até 85% pois garante alguns benefícios:
Melhoria no nível de desempenho das pessoas
Diminuição do Turn Over
Identificação e capitalização dos talentos de cada indivíduo
Profunda melhoria no Sistema de Recrutamento e Seleção
Eficaz para a contratação de vendedores
Colocação das pessoas certas nos lugares certos
Melhoria no clima organizacional
Maximização do retorno sobre os investimentos e T&D
Facilidade na leitura do gráfico por ser acompanhada da minuta.
Comprovações
O DISC apresenta 99,9% de precisão nos resultados dos perfis comportamentais.
*Dados de estudo realizado por Karin Roodt, Mestre em Educação pela UNISA e Psicóloga registrada na South African Medical and Dental Council.
O inventário comportamental com base na metodologia DISC é reconhecido pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro.
Ferramentas fundamentadas no DISC são amplamente utilizadas por empresas do mundo inteiro para análise de perfil comportamental.