NADA VAI ACONTECER ATÉ VOCÊ TOMAR UMA ATITUDE 

São tantas informações recebidas no dia-a-dia que a maioria das pessoas tem dificuldades em selecionar as úteis das totalmente inúteis. Algumas informações realmente nos fazem melhorar pessoal e profissionalmente. Outras, no entanto, apenas são relatos que se não avaliadas tendem a nos confundir e nos tiram o foco daquilo que planejamos e estamos empenhados a concretizar. 

Muitas pessoas procuram fatos que possam tornar suas tarefas menos operacionais e mais estratégicas. Por isto o que mais se lê, ouve e fala é: PRECISAMOS SER ESTRATÉGICOS. 

Quando duas ou mais pessoas estão reunidas, pode acreditar que ali em algum momento o assunto “estratégia” vem a tona. Não importa o motivo principal da reunião; problema de produção, processo a reorganizar ou como aumentar as vendas, logo a palavra mágica – estratégia – aparece como remédio para todos os males ou problemas. 

No mundo dos negócios, sem dúvida alguma que qualquer proposta para merecer atenção deve possuir uma estratégia. Precisa ter um racional. Uma lógica para que as pessoas entendam e percebam uma seqüência que evidencie o resultado proposto 

Agora, apenas de estratégia uma empresa ou pessoa não chega a lugar algum. As estratégias podem ser consideradas, de uma forma simplificada, como idéias que temos sobre o que fazer para conseguir algo que desejamos.  

Um exemplo disto é quando queremos aumentar as vendas. Idéias e estratégias nunca faltam. Então, por que as empresas e as pessoas envolvidas tem enorme dificuldade para conseguir realizar este objetivo? 

A resposta é muito simples: Faltou ação para a estratégia. Até que o Diretor, o gerente e os vendedores tomem uma atitude que seja capaz de leva-los a agir de acordo com ações que acompanham as estratégias, nada de concreto vai acontecer.  

Nada irá acontecer até você tomar uma atitude que o leve a ação. Muitas vezes a pessoa sabe o que deve ser feito, mas prefere aguardar que alguém a lembre daquilo que deve fazer. Passam a impressão de que não acreditam que coisas básicas, embora fundamentais para o sucesso da estratégia, não precisam ser feitas regularmente. 

DISCIPLINA 

Quando pedimos a gerentes e vendedores para relacionarem em uma folha de papel o que é importante fazer na função que exercem, normalmente, todos respondem corretamente, ou seja, sabem exatamente o que a empresa espera que façam e que é imprescindível para terem sucesso. Mas o que se vê no dia-a-dia? Que a maioria não faz regularmente o que deveria fazer. Resultado: Desempenhos e resultados abaixo das expectativas. 

O motivo principal para erros básicos, principalmente, na área de vendas é a não observação de que a disciplina profissional ainda é o que aumenta e diminui o volume e a qualidade dos resultados de vendas. 

A disciplina ainda é e será por muitos anos a principal estratégia para ter sucesso constante na atividade de vendas. Sem isto qualquer resultado será devido a um jogo mensal de sorte e azar. 

FAÇA O QUE PRECISA FAZER 

Não espere ser lembrado de fazer o que é básico. A função dos seus superiores não é lembra-lo do que você sabe que deve fazer. A principal atribuição deles é servir de apoio para ajuda-lo a solucionar as dificuldades e dúvidas que você possa ter ao realizar suas tarefas. 

SEJA O(A) PRIMEIRO(A) A PARTIR PARA A AÇÃO 

Após ter entendido o que esperam que faça não fique imóvel, parta imediatamente para a ação. Não crie resistências tentando verificar se o que estão pedindo é para fazer ou apenas para ouvir. Na dúvida escolha fazer o que precisa ser feito. Se não entendeu exatamente o que lhe pediram para fazer, peça esclarecimentos para tirar suas dúvidas. Jamais diga: “Porque temos que fazer isto?”. Você irá dar a impressão de que você não quer fazer e se colocou na defensiva.  

SEJA O(A) PRIMEIRO(A) A TENTAR ENXERGAR AS OPORTUNIDADES 

Seja receptivo e demonstre interesse profissional. Mostre que está comprometido e confia na decisão dos seus superiores. Isto é o que se espera que você faça. Agora, se você não está mais interessado com o seu futuro na empresa é melhor abrir o jogo do que ficar medindo força com seus superiores. 

Toda estratégia provoca algum tipo de mudança. Acompanhado das mudanças vem os desafios e muitas oportunidades. Não perca seu tempo olhando as dificuldades, ninguém que esteja focado vai lhe dar ouvidos, o mais sensato e fixar sua atenção nas oportunidades. 

DESENVOLVA UM PLANO DE AÇÃO E EXECUTE-O 

Sem um plano de ação você ficará a mercê das opiniões e idéias dos outros. Assuma a sua parte no programa. Elabore seu plano de forma detalhada, apresente-o a seu superior fazendo com que ele discuta os detalhes com você. Uma vez visto e revisto, não há porque perder tempo, parta para a ação.  

Que você tenha muito sucesso 

Paulo Ferreira
CEO – Instituto Supra