Durante o processo da consolidação da conquista o entusiasmo é praticamente involuntário na maioria das pessoas. Para fidelizar clientes e construir relacionamentos que durem será necessário que haja um esforço constante de manter vivo o prazer da conquista, caso contrário a chance de durar é mínima. Para o profissional de vendas, é mais importante ainda essa necessidade de manter o entusiasmo.
PRATIQUE ASSISTÊNCIA CONTÍNUA AOS CLIENTES
O vendedor para manter seus clientes como compradores fiéis e habituais, deve construir continuamente um relacionamento comercial, mantido pela confiança e credibilidade que lhe foi depositada.
O vendedor para expandir suas vendas com os clientes atuais, terá que visitá-los com uma nova abordagem, entusiasmo renovado e estar preparado para oferecer novas soluções.
A profissão de vendas é realmente uma profissão na qual só sobrevivem os vendedores que possuem um sincero compromisso com a carreira escolhida.
O vendedor que almeja sucesso em sua profissão, precisará manter seus clientes sempre satisfeitos. Como diferencial, não basta ser melhor que seus colegas de empresa, pois não é com eles que irá competir lá fora.
O cliente irá compará-lo ética e profissionalmente, com vendedores seus concorrentes.
Naturalmente, a vantagem competitiva do vendedor profissional está em ser e fazer qualquer coisa pelo cliente, melhor que seus concorrentes.
O vendedor profissional sabe que o esforço pessoal, a dedicação profissional e principalmente os altos custos das visitas de vendas, fazem do trabalho de transformar o potencial cliente em um cliente habitual, uma empreitada desgastante.
Assim, o vendedor deverá dar continuidade de atendimento ao cliente, a fim de aproveitar de forma positiva o esforço aplicado na conquista.
Vamos conhecer sete técnicas para você manter e expandir seus negócios através da Assistência Contínua ao Cliente.
TÉCNICAS
1º – Mantenha-se atualizado :
- Lembre-se que as grandes vitórias e o sucesso contínuo na profissão de vendas, dependem do seu aprimoramento no uso das técnicas de vendas. Não perca dinheiro! Comece já.
- Conheça tudo sobre sua empresa, produtos e serviços. Lembre-se, você nunca sabe tudo.
- Encontre na história de sua empresa, características que signifiquem um diferencial competitivo.
- Leia os comunicados que recebe da empresa, procure por alguma idéia que possa ser usada.
- Conheça tudo sobre seu território de vendas e principalmente, seus clientes.
- Tenha informações detalhadas sobre seus 20 melhores clientes.
- Esteja bem informado sobre assuntos atuais, principalmente do ramo que atua.
- Faça sua Apresentação Geral de Benefícios sempre com um assunto novo.
- Desenvolva novas maneiras de fazer suas abordagens de vendas.
- Conheça a política de vendas, e como atuam seus principais concorrentes.
2º – Planeje contatos periódicos :
- Faça contatos sistemáticos com seus clientes. Visite-os pessoalmente, envie uma correspondência, faça um contato telefônico, mande um fax. Enfim, comunique-se com eles. Simplesmente porque eles merecem poder contar com sua atenção após a venda.
- Pergunte se a entrega anterior foi pontual.
- Pergunte se ele está satisfeito com o seu atendimento e o da empresa.
- Agradeça-os pelo pedido, vá pessoalmente, escreva um bilhete ou telefone.
- Cumprimente o cliente pelo seu aniversário ou de sua empresa.
- Parabenize-o por coisas que mereçam algum tipo de reconhecimento. (Mudanças no visual da empresa ou do escritório, reformas, ampliação das instalações, novas filiais, campanha interna, uma promoção de carreira, uma compra superior à média etc.)
3º – Conheça bem seus clientes :
- Não há o que substitua um arquivo com informações do cliente, anotadas pelo próprio vendedor depois do contato.
- Quando se fala de arquivo, não se prenda a um fichário tradicional, porque automaticamente você poderá pensar na necessidade de um escritório, de uma escrivaninha. Não que isso seja ruim mas, pode estar sendo a sua barreira para organizar-se com suas anotações.
- Você pode fazer estas anotações em um caderno específico para isso ou em folhas soltas. A maneira como você irá fazer não importa muito. O importante é que elas tenham campos para nomes completos, datas de nascimento das pessoas de seus contatos, data de fundação da empresa. Outros dados que você julgue importantes serem consultadas antes dos contatos.
- Anotações rápidas sobre o que ele comprou, quanto comprou ou porque não comprou, elas servem de subsídio para você iniciar sua abordagem.
- Anote os argumentos que você percebeu terem sensibilizado melhor o cliente. Assim, poderá utilizá-los em uma próxima visita, só que de forma diferente.
- Conhecer bem seus clientes significa saber sobre sua empresa, empresas do grupo, onde estão localizadas suas filiais, projetos de ampliação, nome das pessoas de cargos superiores, políticas de relacionamento com fornecedores, entre outras.
4º – Atenda prontamente as reclamações do cliente
5º – Encontre maneiras profissionais de vender mais para seus clientes atuais
6º – Diga a ele quando irá visitá-lo novamente
7º – Cumpra sempre suas promessas