Para os profissionais de vendas não importa se faz sol ou chove, se faz frio ou calor, se há inflação, deflação ou estabilidade – ele sabe que só é recompensado se produzir vendas. Assim, neste tempo em que a crise econômica tomou conta do país, a dificuldade para conseguir um prospect ou efetuar uma venda aumentou.

Uma tempestade é uma das boas analogias para as tais dificuldades.

No dia a dia de tempo bom não sentimos o peso da necessidade de instrumentos para direção em nossas atividades, mas em momentos de tempestade, onde a visibilidade habitual se torna impossível, percebemos que sem instrumentos de apoio, o desastre é bem provável. Assim, se você tem pelo menos uma bússola e sabe utiliza-la, suas chances mudam radicalmente.

 

A sua bússola

O que fazer e quando fazer é a base para a orientação de qualquer vendedor, para planejar e visualizar as ações necessárias para alcançar seus objetivos. É necessário determinar etapas para desenrolar sua venda e concretizar seus objetivos. Por isso, a bússola para sair da tempestade está dividida em 3 etapas:

1. Se esforçar para prospectar novos clientes, identificando e entendendo a qualificação e potencial do cliente é o primeiro passo para clarear a visão e sair da tempestade.

2. Saber quais são as necessidades de seu prospect, verificando as situações e exigências da empresa e certificando-se de que o seu produto ou serviço pode atender as expectativas do cliente.

3. Se ele realmente tem interesse, você pode apresentar o seu produto, com convicção e segurança, sempre centrando a conversa nas necessidades do cliente, e não na venda de seus produtos. Caso feche o negócio é importante o acompanhamento pós-venda para garantir a satisfação do cliente.

Seguindo este passo a passo com certeza você conseguirá seguir um padrão organizacional de suas atitudes e enxergar as situações de forma diferente.

Boas vendas!