Quais são as formas de prospecção que posso usar no meu dia a dia?

Há diversas formas de se fazer prospecção. Por email, ligações ou por visitas, o que define se você vai realizar com êxito a prospecção é a escolha certa de clientes e do mercado no qual você irá atuar, ou use todas, nunca é demais ate conseguir aquilo que você quer.

Conforme foram definidos as estratégias e os objetivos da empresa, deve-se definir como você fará a prospecção. Entre prospecção ativa e prospecção passiva.

A prospecção ativa, também chamada de outbound, é aquela na qual a empresa faz o contato com seu potencial cliente de forma direta, ela busca o cliente e se relaciona com ele. O lead não espera por isso, então pode ser meio invasiva, mas isso só acontece quando se faz contato com clientes que não têm interesse na sua empresa ou no que você vende. Por isso a importância de se definir muito bem seu cliente e saber onde procurá-lo.

Já na prospecção passiva, relacionada ao inbound marketing, o potencial cliente é quem entra em contato com sua empresa e fornece seus dados por conta própria. Ë ele quem tem a iniciativa de contatar a empresa. É uma estratégia menos invasiva, já que ele é quem escolhe entrar em contato, e, mesmo que não haja certeza de compra, há chances maiores de isso acontecer pois ele demonstrou interesse. Contudo, o retorno que você tem é mais demorado.

O ideal, na maioria dos casos, é trabalhar com os dois tipos de forma simultânea, para usufruir dos benefícios das duas. Tudo depende de boas escolhas das estratégias e dos objetivos.

Acompanhe mais dicas do Emmanuel Ferreira nesse vídeo sobre prospecção.

Muitas vezes nos perguntamos: Qual a melhor forma de abordar um cliente?

Estamos sempre buscando estabelecer um relações para abrir negócios na carteira de cliente, para tanto, tenho algumas dicas fáceis para dar uma acelerada nesse processo.

1 – Tenha uma ficha de informações dos seus clientes, ao ligar para o cliente no dia do aniversário para parabenizá-lo você já estabelece uma relação mais íntima do que os seus concorrentes, se destacando com um pequeno diferencial.

2 – Sempre peça indicações, em qualquer ambiente em que você veja possibilidades de negócios, pergunte, vá atrás da informação.