Como fazer o follow up sem ser chato com seu cliente?
Agora que você já deve ter lido o artigo de Como começar a realizar follow up’s vamos falar sobre como fazer esse processo sem ser chato com seu cliente. Dependendo da frequência com a qual você realiza o follow up, pode se tornar cansativo aos olhos de seus clientes.
Você realmente acredita nisso?
Não julgue todo o seu trabalho por um cliente comentando que esta cansativo o contato, o envio de e-mail as mensagens, trate cada caso individual.
Para isso não acontecer, peça a orientação de seus próprios clientes sobre a melhor maneira de realizar essa ação, agregando valor sem se tornar chato. Foque sempre em agregar valor, pergunte a ele se ele se interessa por algo em específico, se há algo que ele quer alcançar ou se quer conversar. Não tente adivinhar o que ele quer, pergunte a ele.
Veja qual forma de contato ele prefere e se ele responderá. Após haver a ligação de apresentação, pergunte a ele qual forma para contato ele prefere, se é por mensagem, -mail, ligações, etc. Dependendo da forma que ele escolha, pode ser que já receba muitas outras propostas parecidas com a sua, então procure entender como falar com ele para ser destaque entre tantos. Entenda também o tempo de resposta dele, uns demoram mais do que outros.
Quando terminar um contato, defina um próximo passo no mesmo instante, para o cliente não achar que acabará por ali. Defina o que fará a seguir e deixe-o saber que haverá novos contatos.
Envie resumos de suas conversas para o cliente, para que ele confirme e entenda que você sabe das necessidades dele e que prestou atenção nele.
Nunca ligue apenas por ligar, sempre tenha motivos para fazer isso. Eles não gostam de ligações sem objetivos e podem pensar que então não há razão para lhe responder.
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