Se o seu objetivo é levar a sua empresa a ter sucesso nas vendas é fundamental que todos os integrantes da empresa adotem uma atitude mais alegre, receptiva, com disposição e muita vontade para atender.
A maioria dos funcionários não se dá conta do valor que tem para uma pessoa o simples fato de cumprimentar com um bom dia, boa tarde ou boa noite, provavelmente, porque não prática isto na empresa no dia a dia. Atualmente isto é o mínimo que se deve exigir dos funcionários da empresa, vejam que eu disse: “Exigir”, quem não consegue ser cortês, atencioso e demonstrar que se importa com as pessoas não pode trabalhar com clientes.
Todos preferem ser recebidos com um sorriso do que um olhar sério
Se você lidera uma equipe e percebe que um funcionário não tem uma boa atitude com as pessoas, neste caso, não tem justificativa, simplesmente ele não serve para falar com clientes. Pessoas que não sabem ser educadas e atenciosas com as outras não podem trabalhar em funções que exigem atendimento ou relacionamento com o público.
Acredita-se que aqueles que optaram por trabalhar em contato com clientes, desejam ter bons relacionamentos com seus colegas e um ótimo ambiente de trabalho criado pelos dirigentes da empresa.
Alguns funcionários dizem que seu maior sonho, além de ganhar dinheiro, é ter no ambiente de trabalho um clima de harmonia, esperança e muita alegria. Um local com estas três qualidades é o mínimo que nós que temos a responsabilidade por conduzir uma empresa devemos oferecer e não medir esforços para alcançar este objetivo.
Consegue-se isto com respeito, compreensão e muito diálogo.
Para realizar este sonho o caminho é conversar diariamente sobre este assunto e perguntar aos colaboradores: “O que eles esperam do trabalho em equipe?”.
As reuniões devem ser para falar de como melhorar o relacionamento com clientes, melhorar o ambiente interno e oferecer aos clientes uma ótima experiência por meio da forma que a empresa atende as pessoas.
As empresas que, por iniciativa de seus funcionários, optaram por atingir este objetivo, conseguiram em pouco tempo transformar-se para melhor e fazer das festividades de final de ano um momento maravilhoso para as pessoas, clientes e para suas vendas.
Vender mais no final de ano é uma questão de oferecer produtos atrativos, campanhas inovadoras de incentivo a compras e, o mais importante, aproveitar o momento mágico de Dezembro onde todas as pessoas são envolvidas emocionalmente neste período do ano ficando mais animadas, receptivas e valorizam muito a qualidade da atenção que recebem das empresas.
O sucesso das vendas está no clima e no atendimento
- Vá ao encontro do cliente com o objetivo de conversar e não de vender.
- Dê atenção a todos os clientes ou pessoas com quem você terá contato. Seja em loja, por telefone em visitas. Hoje ele não compra, mas você quer que um dia ela compre de vocês? Então não haja com interesse na venda mas no relacionamento.
- Não seja imediatista. Dê atenção contando que um dia esta atitude lhe dará o retorno. Afinal, o que você espera que as pessoas façam por você? Que elas comprem simplesmente porque você precisa vender? Se você está em vendas com pensando assim, fracassará pelo erro de objetivo.
- Seja natural, converse com as pessoas. Conversando vai criar empatia e irá aparecer a oportunidade para você vender ou o cliente comprar.
- Trate o cliente como uma pessoa que você gosta e respeita muito.
- Lembre-se de que as pessoas percebem quando um interesseiro se aproxima. Você percebe pela atitude displicente e negligente. Evite isto olhando para o cliente e prestando atenção no ele lhe diz.
- Quando estiver atendendo não se preocupe com a obrigação de ter que vender, se você for atencioso(a) e prestativo vender será algo natural.
- Na frente do cliente controle, controle e controle a sua necessidade de vender. Vender é o seu trabalho, mas não será forçando que isto irá acontecer. Seja natural e atenda sem preocupação de vender.
- Faça o cliente querer você ao seu lado. As principais necessidades, desejos, expectativas e problemas dele são:
- Conversar;
- Ser ouvido;
- Receber atenção;
- Ser informado adequadamente;
- Sentir-se importante;
- Saber que “ELE” é bem-vindo, não o seu dinheiro;
- Ouvir bem claro um “BOM DIA, BOA TARDE OU BOA NOITE. SEJA BEM VINDO(A)?”
O momento favorece nos que trabalhamos em vendas e no atendimento, use seu lado humano para trabalhar a seu favor em festividades. Além de você proporcionar um sentimento de bem estar e calor humano também trará bons resultados para você e sua empresa.
Paulo Ferreira – Instituto Supra