DISC: O que é, Quais os Benefícios e Como Funciona

DISC é um modelo de avaliação criado pelo psicólogo americano William Moulton Marston (1893-1947) e descritas em seu livro Emotions of Normal People, publicado em 1928.

Marston era também um inventor – criou um protótipo de detector de mentiras e escrevia histórias em quadrinhos, tendo sido o inventor da famosa personagem Mulher Maravilha.

A particularidade do DISC é que ele não traça diferentes perfis comportamentais para encaixar cada pessoa em um deles.

Em vez disso, é uma ferramenta de análise, que mensura os perfis de acordo com quatro aspectos: dominância, influência, estabilidade e conformidade.

São as palavras que formam o acrônimo DISC.

Mas não é que a pessoa seja uma coisa ou outra.

Quer saber o seu perfil dentro do DiSC? Faça sua análise gratuita aqui.

Dominância

A pessoa que tende a ser dominante tem por essência um perfil dominante, muito voltado para resultados e com alta competitividade. Altamente focado em coisas e diretamente nos resultados, tende a ter alto estima mais alta sendo direto e procurando ser assertivo em tudo o que faz.

Influência

A pessoa que tem pontuação alta neste quesito é mais voltado a pessoas do que para coisas, apresenta confiança e otimismo acima do convencional sendo muito persuasiva, influente e articulada.

Estabilidade

A pessoa com este perfil é mais passiva, amável buscando sempre aceitação sendo muito previsível. É um perfil que apresenta traços mais calmos com mais consistência nas coisas que faz buscando sempre a segurança.

Conformidade

Perfil regido por regras e procedimentos, auto disciplinado e preciso. Esse perfil tende a ser guiado por regras e procedimentos, busca o perfeccionismo em suas atuações muito ligado a coisas buscando a disciplina por onde passa.

Existem várias combinações gráficas decorrentes da análise de perfil comportamental analisada no DISC. Os fatores relevantes são apresentados com pontuações altas e baixas nos gráficos que podem ser lidos facilmente e comparados com o cargo atuante ou desejado da pessoa para contratação mais adequada com 90% de assertividade e desenvolvimento pessoal com foco em melhorias para assumir cargos novos.

Como você pode usar o DISC?

A assertividade através do uso da tecnologia ITP minimiza a chance de erro em até 90% pois garante alguns benefícios:

  • Melhoria no nível de desempenho das pessoas;
  • Diminuição do Turn Over;
  • Identificação e capitalização dos talentos de cada indivíduo;
  • Profunda melhoria no Sistema de Recrutamento e Seleção;
  • Eficaz para a contratação de vendedores;
  • Colocação das pessoas certas nos lugares certos;
  • Melhoria no clima organizacional;
  • Maximização do retorno sobre os investimentos e T&D;
  • Facilidade na leitura do gráfico por ser acompanhada da minuta.

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Comentários

Rolar para cima
Precisando de Ajuda?